Principais diferenças entre café expresso e café coado

O café é com certeza a bebida queridinha do brasileiro e uma das bebidas mais apreciadas no mundo!

Sendo assim, é fácil entender porque existem tantos tipos de café: coado, expresso, com adoçante, puro, com açúcar, entre outros tipos.

O uso do café também é muito comum em outros tipos de receita como: algumas comidas, doces e guloseimas.

O café coado é com certeza o tipo de café que lidera no gosto dos brasileiros, já que cerca de 81% das residências no Brasil não dispensa um cafezinho coado na hora.

Já o café expresso é o queridinho daqueles que compram café em padarias e cafeterias.

Nessa matéria, traremos as principais diferenças entre o café coado e o café expresso, que vai muito além da sua forma de preparo.

Modo de preparo: café coado x café expresso

A diferença mais comum entre o café coado e o café expresso com certeza é a sua forma de preparo.

O café coado, também conhecido como “café do saco” em Portugal, é coado com um filtro de pano ou papel. A água deve ser aquecida entre 90º a 95ºC, e deve ser depositada delicadamente sobre o pó, que preferencialmente deve ser moído de forma fina.

Lembrando que a água do café não deve ser fervida.

O café expresso, também conhecido como café italiano, é feito através da pressão. Para ser feito, é necessário que o café seja moído na hora e colocado no filtro da máquina de café expresso.

Após essa operação, o café recebe uma pressão e água aquecida em exatos 90ºC por 20 segundos.

Fazer o café com a temperatura errada pode trazer efeitos indesejados à bebida. Com uma temperatura inferior, corre-se o risco de se produzir um café com sabor e aroma reduzido.

Já com a temperatura maior, é arriscado produzir um café com sabores indesejados.

Quantidade de cafeína

Muita gente acredita que o café expresso possui mais cafeína do que o café coado, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

O café coado por ficar mais tempo em contato com a água, possui um nível de cafeína muito maior. Uma xícara de café coado possui em média 150 e 300 mg de cafeína.

Já o café expresso, por não ter muito contato com a água, acaba liberando menos cafeína do pó de café, uma xícara possui em média 90 a 200 mg de cafeína

Densidade, aroma e sabor

O café coado possui uma densidade menor e é muito mais suave se comparado ao café expresso. Seu sabor é mais suave e mais fácil de ser apreciado. Além disso, o café coado é mais diluído e não apresenta cremosidade,

O café expresso por outro lado, possui uma densidade maior, seu sabor e aroma são mais encorpados devido a pressão que o pó sofre, e por isso são mais marcantes.

Além disso, o café expresso possui uma textura mais cremosa e por isso apresenta de espuma na superfície.

Benefícios do café

Independentemente do tipo de café que mais te agrade, a bebida possui inúmeros benefícios para a saúde da pessoa, separamos uma pequena lista das mais comuns:

  • Ajuda no emagrecimento;
  • Melhora ou reforça a capacidade de concentração;
  • Ajuda a prevenir doenças como Parkinson, Alzheimer, diabetes tipo II e do coração;
  • Ajuda a aliviar dores de cabeça;
  • Melhora o humor.
Rate this post

Deixe um comentário