O que é sorvete de casquinha?

maquina de sorvete expresso

O sorvete expresso basicamente se trata de um sorvete em formato tradicional servido em uma casquinha feita de uma massa composta por farinha, óleo, açúcar e leite.

É extremamente tradicional no mundo todo, possuindo uma variedade de formatos, onde os mais comuns são os cones e “tigelas”.

A casquinha em sua forma mais rústica foi criada em 1903, por um imigrante que residia nos Estados Unidos.

Essa é a versão mais aceita de forma geral, porém não se sabe ao certo o ano em que foi criado de fato a casquinha de sorvete.

Qual a origem do sorvete?

O sorvete em sua versão mais rudimentar, foi feita 4.000 anos atrás na China. Foi uma receita que rapidamente se popularizou, mas que somente a nobreza tinha acesso.

Então em 1271, Marco Polo, em uma viajem ao país encontrou a grande variedade de gelados e os levou ao seu país, a Itália.

De lá para cá, sabe-se que a Itália é uma referência em sorvetes, possuindo uma das receitas mais sofisticadas e saborosas reconhecida mundialmente.

Entretanto, o sorvete também é extremamente popular em outros países como Brasil, França e Estados Unidos. Hoje é mundialmente difundido e apreciado pelas culturas.

Tipos de sorvetes

Os tipos de sorvetes são bem conhecidos, sendo alguns bastante tradicionais em algumas culturas, como aqui no Brasil. Os tipos de sorvetes são:

  • Casquinha: sorvete servido em uma casquinha comestível extremamente apreciada pelos consumidores.
  • Picolé: é um tipo de sorvete bem específico, servido congelado em um palito, tem os mais variados sabores e formas de preparo.
  • Geladinho: é um tipo não tão comum entre os adultos, porém é extremamente apreciado e conhecido entre as crianças. Consiste em um sorvete servido em pacotinho.
  • Biscoito recheado com sorvete: é um tipo muito difícil de ser visto, pois se trata de uma receita bem particular, sendo assim, bem mais elaborada e que precisa de um maior tempo de preparo.
  • Copinho: é um tipo extremamente tradicional, e apreciado pelos consumidores que não querem correr o risco de acabar se sujando com o sorvete. O sabor do sorvete não varia, apenas é servido de forma diferente.
  • Bombom de sorvete: é uma novidade, não tão popularizada, porém bem deliciosa e elaborada. Se trata de uma receita que mistura duas paixões dos admiradores de doces, bombom e sorvete.

Como o sorvete é feito?

maquina de sorvete expresso

As maneiras de fazer sorvete são as mais variadas e com os diferentes níveis de complexidade.

É possível encontrar receitas caseiras de processamento manual, até receitas feitas por máquina de sorvete expresso que exigem menos esforço humano.

Em linhas gerais, as formas de produzir sorvete incluem: açúcar, leite condensado, leite, creme de leite e ingredientes específicos do sabor desejado.

O importante é saber que as formas de fazer sorvete a cada de se tornam mais fáceis, sendo acessíveis a qualquer indivíduo que tenha interesse em fazer, seja para vender, seja para apreciar essa deliciosa sobremesa tão tradicional na cultura brasileira e mundial.

Rate this post

Deixe um comentário